Dono da Tesla quer construir cápsula supersónica

A companhia com o nome Hyperloop One fez história. Quase quatro anos depois de Elon Musk, o dono da Tesla, ter publicado os seus primeiros planos, a empresa estabeleceu um novo recorde de velocidade, atingindo os 320 km/h na zona de Las Vegas.

É uma marca impressionante, e o que mais surpreende é o quão inexequível parecia esta ideia do empresário norte-americano no seu início. A Hyperloop One ainda enfrenta vários desafios importantes no mercado, mas começa a atrair cada vez mais atenções.

O design inicial pensado por Musk, tinha uma pequena dimensão com capacidade para apenas três passageiros, todos em fila.O objectivo era permitir ligar grandes cidades em pouco minutos, dentro de tubos e com o mínimo de impacto ambiental.


O aspecto do hyperloop acabou por sofrer alterações. Os tubos apresentam pouco mais de três metros de diâmetro, criando espaço para o que se assemelha a um pequeno comboio. A versão avaliada no último teste dará origem a mais espaço para que seja possível transportar mais pessoas em cada carruagem.

A velocidade máxima que poderá atingir continua uma incógnita. O recorde foi de 320 km/h mas o prometido seria 400 km/h. Mas os planos iniciais seriam mito mais rápidos. Nas apresentações iniciais Elon Musk anunciou que o hyperloop poderia ligar Los Angeles a São Francisco em menos de 30 minutos, o que daria uma velocidade média superior aos 1.000 km/h.

Em destaque